Iniciamos o projeto em clima de total descontração... = D
Porém, levou um tempo para que os alunos entendessem isso, já que começamos a aula com a apresentação de uma falsa professora da PUC e Doutora de Fotografia Contemporânea que viajou o mundo todo. Eles ficaram surpresos quando viram uma mulher jovem entrar na sala vestida formalmente para o curso de fotografia.
(Clarisse Aires, nossa atriz e modelo cobaia)
A falsa professora exigiu dos alunos um trabalho escrito de 40 páginas, frente e verso, sobre o que a fotografia significa para eles. Nós, que sabíamos de tudo, deixamos a sala, pois não conseguíamos mais prender o riso ao ver os rostos assustados e olhares duvidosos nos rostos dos alunos...hahaha...e, quando a professora doutora nos viu sair da sala, não agüentou mais e começou a rir...entregou toda a brincadeira.
Nosso objetivo era começar com essa piada para combater a forma tradicional de ensino. Em seguida, falamos sobre a proposta desse programa, a nossa idéia de de uma experiência de aprendizagem mútua e mostramos nossas metas para os próximos 2 meses. Queremos ser mais como orientadores e facilitadores, do que um professor tradicional que prega a informação a um grupo de estudantes que são orientados a tomar e decorar.
Em seguida, demos início a uma rodada de conversa, pedimos que cada aluno se apresentasse e falasse um pouco das suas atividades para toda a turma. Cada aluno foi convidado a dizer o seu nome e o quê eles estavam esperando para o futuro a partir deste curso. Foi também um momento onde Waleska pôde falar sobre suas experiências com fotografia e seu trabalho atual no jornal local. Anna explicou um pouco sobre o seu tempo aqui no ano passado e por que ela escolheu para voltar ao Pirambu. Tivemos uma grande conversa sobre o porquê do projeto no Pirambu e por que uma americana quis voltar para este bairro. Foi muito bom ouvir as pessoas falando sobre suas vizinhanças de uma maneira diferente. Em vez de identificar o Pirambu com a violência, drogas, etc, fomos capazes de falar de sobre o incrível comprimento e acolhimento da comunidade e do povo, a história da região, etc. Na verdade, podemos concluir que estamos cheios de expectativas positivas para este projeto! Foi ótimo ver que todas as nossas idéias estão, realmente, virando realidade.
Grande abraço e beijos
"A paz não pode ser mantida pela força, só pode ser conseguida pela compreensão."(Albert Einstein)
Quem sou eu
- Pirambu Peace Project
- Fortaleza, Nordeste/Ceará, Brazil
- O Pirambu Peace Project é um programa destinado a capacitar um grupo de adolescentes do bairro do Pirambu, em Fortaleza, através da fotografia e das competências linguísticas do Inglês. O objetivo é dar a estes alunos a oportunidade de auto-aperfeiçoamento através de aquisição de novas competências, bem como capacitar as crianças para usar a lente da câmera como um instrumento de auto-exploração>>>TRANSLATION IN ENGLISH>>>The Pirambu Peace Project is a program aimed to empower a group of adolescents from the neighborhood of Pirambu in Fortaleza through photography and English language skills. The goal is to give these students the opportunity for self-improvement through acquisition of new skills, and empower the students to use the camera lens as a tool for self-exploration.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário